Tainhas ao Vento
Um monumento de memória a Ilha de Santa Catarina
A pesca artesanal da tainha é tão importante para as comunidades tradicionais que se tornou um Patrimônio Cultural do Estado de Santa Catarina. É uma tradição que teve origem com os indígenas e hoje está inserida na identidade catarinense, sendo muito mais do que uma atividade econômica. É, sobretudo, uma manifestação cultural que reúne pessoas, saberes, histórias e cultura repassada de geração em geração. É um evento onde os moradores e visitantes vão à praia ver os pescadores cercar um lanço de tainha, e acabam participando da prática e conhecendo a tradição.
O Monumento de Memória à Ilha de Santa Catarina intitulado “Tainhas ao Vento” é uma escultura que homenageia os Pescadores Artesanais de Tainha. De estrutura metálica de 10 m de altura que sustenta 85 tainhas no ar, em forma de cardume, balançando e girando de acordo com o vento. As tainhas são feitas de um gradeado de aço inox e revestidas com uma rede de pesca simulando escamas. Cada tainha homenageia um grupo de pescadores, dos quais foram colhidas entrevistas para falarem sobre quem são e seus relatos sobre suas atividades da pesca da tainha. Confira aqui no site estas informações.












Projeto realizado pelos arquitetos Harnonn e Ana, Roseane como curadora e produtora, Marcinho idealizador e escultor e identidade do projeto, Beto Butter.